Resumo: A Psicologia Da Operação

Magos do Mercado – Entrevistas com Top Traders
Jack D. Schwager – New York Institute of Finance

Parte V - A Psicologia Da Operação

Os componentes do perfil de um trader perdedor seriam:
1. O de alguém que seja altamente estressado,
2. Tenha pouca proteção contra o estresse,
3. Tendo uma visão negativa da vida e que espere o pior,
4. Tenha muito conflito em sua personalidade,
5. E culpe os outros quando as coisas saem erradas.


Operação especulativa bem sucedida:
1. Interrompa seus prejuízos rapidamente,
2. Deixe seus lucros fluírem.


Na verdade a maioria das pessoas é avessa ao risco em termos de LUCROS – elas preferem um ganho seguro, menor, a um jogo inteligente, maior – e a busca do risco no campo das PERDAS – elas preferem um jogo não inteligente a uma perda certa. Como resultado, a maioria tende a fazer o oposto do que é exigido para ter sucesso. Elas reduzem seus lucros e deixam suas perdas fluírem.

Se você pensar na operação como um jogo, e que é um erro não seguir as regras do jogo, então fica muito mais fácil seguir estas duas regras (1.Interrompa seus prejuízos rapidamente, e 2. deixe seus lucros fluírem). Você deve revisá-las no início do dia, e suas operações, no fim do dia. Se seguiu as suas, mesmo que tenha perdido dinheiro, CONGRATULE-SE CONSIGO MESMO. Se não, recapitule o que você fez e faça escolham mais apropriadas no futuro.

O segundo maior problema com que as pessoas têm de lidar é o estresse. Ele se apresenta de duas formas: preocupação e a resposta da luta/fuga biológica. Nosso cérebro tem uma capacidade limitada de processamento da informação.

Se sua mente estiver ocupada com inquietações, estas tomarão a maioria do espaço das decisões, e não restará capacidade suficiente para um bom funcionamento.

Os top traders acreditam que:
1. O dinheiro NÃO é importante.
2. Faz parte do jogo perder nos mercados.
3. Operar é um jogo.
4. O ensaio mental é importante para o sucesso.
5. Eles ganham o jogo antes dele começar.


Os top traders com que tenho trabalhado começaram suas carreiras com um extensivo estudo dos mercados. Eles desenvolveram e refinaram modelos de como operar.

Ensaiaram mentalmente o que queriam fazer extensivamente até terem adquirido a crença de que iriam vencer. A conscientização de que você é responsável pelos resultados que você obtém, é a chave para investir com sucesso. Os vencedores sabem que são responsáveis por seus resultados; os perdedores acham que não são.

Por exemplo, uma abordagem para ensinar a uma classe como operar, seria dar a cada um, na primeira sessão, os fundamentos, e, na segunda, um sistema operacional simples. Nas sessões restantes, lidariam com seus problemas, operando aquele sistema. Esta seria, provavelmente, uma classe com bons resultados. Por outro lado, você poderia conduzir a mesma classe dando-lhes os fundamentos, e em seguida, as crenças, estados e estratégias mentais necessárias para operar o sistema. Finalmente você poderia dar-lhe o sistema.

Jack D. Schwager
Palavras Finais


Não existe o caminho santo para o sucesso operacional. As metodologias empregadas pelos “magos dos mercados” cobrem todo o espectro do puramente técnico ao puramente fundamentalista – e tudo que ficar entre os dois. A duração do tempo que eles permanecem numa operação, varia de minutos a anos. Embora os estilos dos traders sejam bem diferentes, muitos denominadores comuns são evidentes:

1. Todos os entrevistados tinham um desejo direcionado de tornarem-se traders bem sucedidos – em muitos casos, vencendo obstáculos significativos para atingir suas metas.

2. Todos refletiam confiança de que poderiam continuar a vencer no longo prazo. Quase que invariavelmente, eles consideravam suas próprias operações como o melhor e mais seguro investimento para seu dinheiro.

3. Cada trader tinha encontrado uma metodologia que funcionava para ele, e permanecia fiel àquela abordagem. É significativo que disciplina tenha sido a palavra mencionada com mais frequência.

4. Os top traders encaram suas operações com muita seriedade; a maioria dedica uma parcela substancial de suas horas à análise do mercado e à estratégia operacional.

5. O rígido controle de risco é um dos elementos chaves da estratégia operacional de praticamente todos os entrevistados.

6. De diversas maneiras, muitos traders ressaltaram a importância de ter a paciência de esperar pela oportunidade da operação certa.

7. A importância de agir independente da multidão foi, com freqüência, um ponto enfatizado.

8. Todos os top traders entendem que perder faz parte do jogo.

9. Todos amam o que estão fazendo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solução para problemas com impressora de cheque Bematech DP-20

Como bloquear Facebook Youtube no Mikrotik

Iniciar sessão automaticamente no Xubuntu 13.04