FORD - O Homem e a Máquina

Assisti este filme nas aulas de TGA (Teoria Geral da Administração) e achei muito interessante, ele mostra a evolução dos carros, demonstrando paralelamente a evolução dos métodos administrativos das empresas no início do século passado.

Um dos pontos fortes do filme é a criação das linhas de montagens móveis por Henry Ford, diminuindo o tempo para montagem dos carros e possibilitando a diminuição dos custos no processo de fabricação. Junto a isso, Ford percebeu que com a linha de montagem seus funcionários estavam chegando a níveis de stress muito altos, então teve mais uma grande idéia, diminuiu a carga horária dos seus funcionários e dobrou os seus salários, com os preços dos carros diminuindo graças as melhorias no processo de fabricação e seus funcionários com mais dinheiro e tempo para gastar, Ford criou uma nova classe de consumidores e aumentou ainda mais os seus lucros.

O filme também apresenta paralelamente fatos marcantes da história como o grande preconceito nos EUA, a crise de 29 e a quebra da bolsa de Nova York com a falência de vários bancos e muitos problemas de desemprego nas cidades, também aparece alguns movimentos como o comunismo, Hitler, o ataque a Pearl Harbor e as guerras mundiais.

Também é possível ver no filme as grandes mudanças culturais surgidas com a criação dos carros, estradas, desenvolvimento das cidades e indústrias, a total autoritariedade e racionalidade dos empresários durante todo o período da escola clássica de administração, a alienação dos funcionários com a super especialização das atividades nas linhas de montagens, a centralização do poder e falta de aspectos emocionais.

Em resumo, é um filme muito bom para quem quiser conhecer mais sobre história, administração e empresa dos Ford. Até.

Comentários

  1. OLá,gostaria muito de saber onde encontrar esse dvd :Ford, o homem e a máquina...já fiz uma busca no google e nada encontrei.

    ResponderExcluir
  2. Olá Eliete!

    Após muito tempo e muitos pedidos pra colocar o link pra baixar (download) o filme, hoje finalmente encontrei no megaupload, ainda não baixei para verificar a qualidade e tal, mas o link é:

    http://www.megaupload.com/?d=H5NUZ3JM


    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Também gostaria de comentar, especialmente ao pessoal que copiou este texto para colocar em seus blogs e sites de downloadas que coloquem um link referenciando a publicação original, eu sei que todo mundo eventualmente se inspira em algum texto na Internet para escrever o seu, mas já achei 3 sites que copiaram e não alteraram uma vírgula deste texto e nem sequer citaram a fonte.

    Bom, espero que entendam.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por disponibilizar seu tempo em escrever sua crítica. Já publiquei com os devidos créditos, e desculpe (espero que em tempo) por não tê-lo feito antes.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Estamos estudando sobre a teoria de Ford na aula de TGA, gostaria de saber se vc pode me ajudar falando mais sobre ele. Pois ainda nao consegui absorver muitas informações. Abaixo estao alguns pontos que gostaria que me esclarecesse.
    É possível perceber muitas características tratadas na
    aula de forma explícita no filme (intensificação, economia
    e produtividade)
    • Remuneração para a época
    • Tempos de produção
    • Preços acessíveis
    • Modelo T



    este é meu e-mail, taisbruna60@gmail.com
    se puder me ajudar, ficarei muito grata!
    aguardo uma resposta!

    ResponderExcluir
  6. estamos estudando sobre a teoria de ford na aula de tga, mais alguns pontos nao ficaram muito claros para mim, infelizmente nao consegui absorver muita coisa.
    mas gostaria que me ajudasse com os seguintes pontos
    É possível perceber muitas características tratadas na
    aula de forma explícita no filme (intensificação, economia
    e produtividade);
    • Remuneração para a época;
    • Tempos de produção;
    • Preços acessíveis;
    • Modelo T;
    • Linha de Montagem.

    aguardo respostas, obg

    ResponderExcluir
  7. Olá Tais,
    Já faz anos que fiz esse resumo do filme, no tempo que tive aula de TGA também, então não lembro mais estes detalhes.
    O pouco que lembro é que o Ford conseguiu baixar muito o custo de produção do modelo T implementando a fabricação em série, e também ele aumentou o salário dos seus funcionários e diminuiu o tempo que eles trabalhavam na fábrica, possibilitando que estes trabalhadores tivessem dinheiro para adquirir um ford T e tempo pra desfrutar. Logo, vendeu mais ainda.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Solução para problemas com impressora de cheque Bematech DP-20

Como bloquear Facebook Youtube no Mikrotik

Iniciar sessão automaticamente no Xubuntu 13.04