ANOTAÇÕES DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO - 28/09/2011
RND - Rede Nacinoal de Dados
ANFAVEA - Associação Nacional Fabricantes de Veículos Automotores
EDIFACT - Eletronic Data Interchange for Administration; Commerce and Transport
EDI é a troca de dados empresariais entre computadores com formato padronizado, estabelecido por ambas as partes, permitindo o processamento automático.
- História
1975 - Padrão TDCC
1979 - Criação do comitê X12 (EUA)
...
1986 ANFAVEA EDI
1989 RND
1998 GMB EDIFACT
2000 ASN é essencial
Recentemente Toyota iniciou movimento para uso do XML
Just in Time
Os japoneses antes da segunda guerra mundial era um país que gostava de brigar, tendo surrado a Rússia por um tempo. Não tinha muita qualidade e usavam métodos próprios para produção. Depois de serem derrotados na guerra os americanos tomaram conta e resolveram fazer dos japoneses aliados, mandando algumas pessoas para ensinar qualidade aos japoneses.
O Toyota queria produzir automóveis, mas viram que não podiam competir com americanos pois não conseguiam produzir em larga escala, um dia o Toyota e o Tayshi Ohno foram para os EUA e visitaram um supermercado e tiveram uma idéia para melhorar sua produção, como no Japão a matéria-prima era cara eles não podiam desperdiçar e também não podiam fazer estoque, então isso deu início ao Just in Time, altos volumes de produção com mínimo de matéria-prima, produtos em elaboração e produtos finais.
# Keiretzu é a integração de fábricas, fornecedores e montadoras através da participação em ações, exemplo, a montadora possui ações da fábrica e do fornecedor, a fábrica possui ações da montadora e do fornecedor e o fornecedor possui ações da fábrica e da montadora, assim todos se ajudam para obter mais lucros, se um vai mal todos sofrem.
JIT produz o que é necessário, quando é necessário e NADA MAIS!
#Ditado: Matéria-prima é Ouro, trabalhou é prata, terminou é lata. Após um produto ficar pronto se não for vendido ou se ficar em estoque é prejuízo.
Just in Time é uma filosofia de administração, um conjunto de técnicas de gestão, com sistema de produção "puxado". Combate o desperdício, evidencia problemas e gargalos...
O JIT tem como método de planejamento e controle:
- Programação puxada
- Controle Kanban
- Programação nivelada
- Modelos mesclados
-
Eliminar os 7 Desperdícios (vai cair na prova)
1- Excesso de produção
2- Tempos de espera
3- Transporte
4- Estoques
5- Processamento
6- Movimentação, interna na fábrica
7- Por defeito de produto
Práticas Básicas de Trabalho
- Disciplina e padrões
- Flexibilidade
- Igualdade
- Autonomia: por exemplo para parar a linha de produção por programação de materiais, coleta de dados e resolução de problemas, qualquer funcionário pode parar a linha de produção, isso vem da igualdade, hoje chamado de empowerment, dar poder ao funcionário. Isto faz com o funcionário tenha que ser estudado, ser bom, por isso na Coréia cerca de 25% dos jovens cursam Engenharias, para trabalhar em fábricas isso se tornou básico.
- Desenvolvimento pessoal
- Qualidade de vida no trabalho
*Os estoques escondem problemas, as vezes há problemas mas como há estoque você não resolve/vê...
Kanban
- Requer a determinação do número de kanbans (ou containers) necessários.
k = (demanda esperada durante o lead time + estoque de segurança) / tamanho do container = dL(1+S)/C = 5(2)(1,1)/4 = 2,75 (ou 3)
>>SEMPRE arredonde para cima!
Takt time é o período (tempo de um ciclo) necessário para sincronizar o tempo de produção à demanda. Todos os setores sabem que têm um "ritmo", que é dado pelo takt time, o tempo de cada setor é igual. Exemplo, o corte leva 3 minutos, solda 3 minutos, montagem 3 minutos... no final, a cada 3 minutos sai um produto pronto. É utilizado o mínimo múltiplo comum dos tempos de fabricação de diversos produtos para definir takttime da fábrica...
*Sobre o livro A Meta, diz que pra prova precisa saber a cor do carro do gerente que estacionou na vaga... o que aconeteceu na sexta que foram comemorar e a mulher caiu em cima... só coisa mundana rsrsrs
Gerenciamento das Restrições na Produção - GRP
* TOC: Theory of Constraints
- TOC é um conjunto de soluções geradas pelo seus processos de racicínio, buscando elevar as restrições...
A Meta das empresas é ganhar dinheiro. Para saber se está alcançando a meta pode-se observar o lucro (receita - custo - despesas), o retorno sobre o investimento (lucro / capital investido) e o fluxo de caixa.
Segundo a TOC precisamos conhecer o GANHO, o INVENTÁRIO e a DESPESA OPERACIONAL. Sair do "Mundo do Custo" e entrar no "Mundo do Ganho".
Para melhorar o desempenho global deve-se melhorar apenas as restrições e não toda a fábrica.
Caso: Porto de Paranagua tinha uma fila de espera grande de caminhões para carregar o navio, a Cotriguaçu que mandava os caminhões passou a receber os pedidos do porto para enviar os caminhões de acordo com a necessidade/capacidade de carregar no navio (que era a restrição), diminuindo a fila de espera (estoque produtos semiacabados)...
TOC é algo que faz sentido, recomendo a leitura de A Meta e Corrente Crítica, que são livros do autor Goldratt e falam a respeito da aplicacão da idéia em fábricas e em gerenciamento de projetos.
Instalar JDownloader no Linux
Crie/vá ao diretório onde deseja instalar, no meu caso:
Baixe o arquivo com os passos da instalacao pronto feito pela equipe do JDowloader
Dê permissão de execucao para o arquivo
Execute para iniciar a instalacão.
Aguarde, agora o JDownloader será baixado e instalado automaticamente. Se você não é muito bom em usar a linha de comando, eu recomendo que você use este wallpaper https://picasaweb.google.com/lh/photo/EsySHUmu8eDGCxxhLlPHHg por um tempo, é um guia rápido para iniciantes no terminal.
Mais informacoes: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-o-JDownloader-no-Linux
cd /opt/JDownloader
Baixe o arquivo com os passos da instalacao pronto feito pela equipe do JDowloader
wget http://212.117.163.148/jd.sh
Dê permissão de execucao para o arquivo
chmod +x jd.sh
Execute para iniciar a instalacão.
sh jd.sh
Aguarde, agora o JDownloader será baixado e instalado automaticamente. Se você não é muito bom em usar a linha de comando, eu recomendo que você use este wallpaper https://picasaweb.google.com/lh/photo/EsySHUmu8eDGCxxhLlPHHg por um tempo, é um guia rápido para iniciantes no terminal.
Mais informacoes: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-o-JDownloader-no-Linux
A Matemática é Linda
Problema? Confira este vídeo, Nature by Numbers!
Pode conferir um pouco mais sobre as fórmulas do vídeo no site da Eterea Studios que fez o vídeo.
http://www.etereaestudios.com/docs_html/nbyn_htm/about_index.htm
Pode conferir um pouco mais sobre as fórmulas do vídeo no site da Eterea Studios que fez o vídeo.
http://www.etereaestudios.com/docs_html/nbyn_htm/about_index.htm
Configurando diretórios httpd.conf Alias Apache 2.x
Após instalar os softwares na sua máquina como Apache, PHP, MySQL e alguma IDE como Netbeans ou Eclipse, muitos tem dificuldades em alterar algumas configurações do Apache, antigamente quando aprendi configurar isso o Apache estava sei lá em qual versão e após muito tempo sem usar essa semana eu também fiquei um pouco perdido, pois o arquivo httpd.conf que eu constumava alterar estava vazio.
Bom, dei uma olhada nos outros arquivos e vi que isso foi feito apenas por questões de organização e pra evitar que nós façamos alguns charques e alterar o que não devemos alterar, basicamente este arquivo está sendo incluído dentro de outro agora.
Em resumo, você faz a mesma coisa que antigamente, pra dizer ao apache que quando você acessar "http://localhost/netbeans" ele deve pegar os arquivos lá em "/home/bolivar/NetBeansProjects/" você escreve dentro do arquivo /etc/apache2/httpd.conf o tal do Alias conforme o exemplo abaixo, precisa ser root.
Pra abrir o arquivo com root, abra o terminal.
Poder de root
Editar arquivo no gedit
Agora crie o alias pelo gedit, moleza né!
Reiniciar
Também pode desligar/ligar, dá no mesmo
Agora ao digitar "http://localhost/netbeans" seu navegador vai exibir os diretórios com seus projetos do Netbeans.
Quando você criar um novo projeto PHP no Netbeans já configure ele pro caminho certo, na Project URL adicione após o localhost o alias/apelido que você botou no apache,, ai quando você rodar o site (F6 no NetBeans) ele já vai rodar certinho, olha o print abaixo.
Sobre o arquivo httpd.conf, se você estiver usando Windows acredito que precisa inverter as barras (/), usa contra barra (\). Qualquer coisa comentem ai.
Bom, dei uma olhada nos outros arquivos e vi que isso foi feito apenas por questões de organização e pra evitar que nós façamos alguns charques e alterar o que não devemos alterar, basicamente este arquivo está sendo incluído dentro de outro agora.
Em resumo, você faz a mesma coisa que antigamente, pra dizer ao apache que quando você acessar "http://localhost/netbeans" ele deve pegar os arquivos lá em "/home/bolivar/NetBeansProjects/" você escreve dentro do arquivo /etc/apache2/httpd.conf o tal do Alias conforme o exemplo abaixo, precisa ser root.
Pra abrir o arquivo com root, abra o terminal.
Poder de root
sudo su
Editar arquivo no gedit
gedit /etc/apache2/httpd.conf
Agora crie o alias pelo gedit, moleza né!
Alias /netbeans/ "/home/bolivar/NetBeansProjects/"Cuidado, tira o espaço no < Directory ... e ao fechar a tag </ Directory>, tive que colocar espaço para aparecer no blog... Bom. pra que esta mudança faça efeito reinicie o Apache, os comandos são (Ubuntu/Mint):< Directory "/home/bolivar/NetBeansProjects"> Options Indexes MultiViews AllowOverride None Order allow,deny Allow from all </ Directory>
Reiniciar
/etc/init.d/apache2 restart
Também pode desligar/ligar, dá no mesmo
/etc/init.d/apache2 stop /etc/init.d/apache2 start
Agora ao digitar "http://localhost/netbeans" seu navegador vai exibir os diretórios com seus projetos do Netbeans.
Quando você criar um novo projeto PHP no Netbeans já configure ele pro caminho certo, na Project URL adicione após o localhost o alias/apelido que você botou no apache,, ai quando você rodar o site (F6 no NetBeans) ele já vai rodar certinho, olha o print abaixo.
Sobre o arquivo httpd.conf, se você estiver usando Windows acredito que precisa inverter as barras (/), usa contra barra (\). Qualquer coisa comentem ai.
Desarollando Software Libre com Scrum
Palestra na LatinoWare do Diego Martin Lima, Desarollando Software Libre com Scrum. Scrum é um método ágil para desenvolvimento iterativo e incremental de software, bastante conhecido mas ainda pouco utilizado, requer uma equipe de desenvolvedores experiente.
Na realidade, este (equipe experiente) é o principal ponto que todas as metodologias de desenvolvimento esquecem, se você possui uma boa equipe, qualquer metodologia servirá e o software será bom, agora se a equipe for ruim, não adianta culpar a metodologia, apesar que algumas metodologias são melhores do que outras dependendo do tamanho da equipe e do tamanho e duração do projeto. Este foi o tema de uma outra grande palestra da LatinoWare, do Fábio Akita, a Semente não Entendida de Todas as Metodologias Ágeis, que parte do pressuposto que todas as metodologias envolvem pessoas, então, este é um fator primordial. Abaixo os slides dessa outra palestra, aproveite para pensar/refletir sobre alguns pontos de engenharia de software.
Tem um vídeo no Youtube também, não cheguei a olhar, mas se for a mesma palestra vale a pena, vou olhar mais tarde... http://www.youtube.com/watch?v=wvKHU7pA02c
Bom, voltando as anotações, minha opinião é que uma das melhores coisas do SCRUM é a reunião diária, máximo 15 minutos, em pé, onde cada um fala o que fez no dia anterior, ou se não fez fala qual foi o impedimento e diz o que vai fazer no dia atual. Nessa reunião todos vão se sentir parte do grupo, todos vão saber o que cada um está fazendo e caso algum não esteja trabalhando como deve, logo a equipe vai perceber através das reuniões e pode tomar alguma atitude.
Alguns problemas comuns:
- Começar do zero
- Não ter informações prévias, capacidade da equipe, dificulta previsões de tempo
- Não realizar Scrum Diário
- Não manter corretamente gráfico burndown
- Más adaptações da metodologia
Durante a palestra anotei um modelo para SCRUM rapidamente, refiz no Astah UML na forma de um diagrama de atividades pra facilitar, gostaria de postar os slides originais também mas está difícil de encontrar.
Na realidade, este (equipe experiente) é o principal ponto que todas as metodologias de desenvolvimento esquecem, se você possui uma boa equipe, qualquer metodologia servirá e o software será bom, agora se a equipe for ruim, não adianta culpar a metodologia, apesar que algumas metodologias são melhores do que outras dependendo do tamanho da equipe e do tamanho e duração do projeto. Este foi o tema de uma outra grande palestra da LatinoWare, do Fábio Akita, a Semente não Entendida de Todas as Metodologias Ágeis, que parte do pressuposto que todas as metodologias envolvem pessoas, então, este é um fator primordial. Abaixo os slides dessa outra palestra, aproveite para pensar/refletir sobre alguns pontos de engenharia de software.
Tem um vídeo no Youtube também, não cheguei a olhar, mas se for a mesma palestra vale a pena, vou olhar mais tarde... http://www.youtube.com/watch?v=wvKHU7pA02c
Bom, voltando as anotações, minha opinião é que uma das melhores coisas do SCRUM é a reunião diária, máximo 15 minutos, em pé, onde cada um fala o que fez no dia anterior, ou se não fez fala qual foi o impedimento e diz o que vai fazer no dia atual. Nessa reunião todos vão se sentir parte do grupo, todos vão saber o que cada um está fazendo e caso algum não esteja trabalhando como deve, logo a equipe vai perceber através das reuniões e pode tomar alguma atitude.
Alguns problemas comuns:
- Começar do zero
- Não ter informações prévias, capacidade da equipe, dificulta previsões de tempo
- Não realizar Scrum Diário
- Não manter corretamente gráfico burndown
- Más adaptações da metodologia
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Processo SCRUM (Wikipedia, 2011) |
Durante a palestra anotei um modelo para SCRUM rapidamente, refiz no Astah UML na forma de um diagrama de atividades pra facilitar, gostaria de postar os slides originais também mas está difícil de encontrar.
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Modelo que rabisquei durante a palestra... |
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