Configurando diretórios httpd.conf Alias Apache 2.x

Após instalar os softwares na sua máquina como Apache, PHP, MySQL e alguma IDE como Netbeans ou Eclipse, muitos tem dificuldades em alterar algumas configurações do Apache, antigamente quando aprendi configurar isso o Apache estava sei lá em qual versão e após muito tempo sem usar essa semana eu também fiquei um pouco perdido, pois o arquivo httpd.conf que eu constumava alterar estava vazio.

Bom, dei uma olhada nos outros arquivos e vi que isso foi feito apenas por questões de organização e pra evitar que nós façamos alguns charques e alterar o que não devemos alterar, basicamente este arquivo está sendo incluído dentro de outro agora.

Em resumo, você faz a mesma coisa que antigamente, pra dizer ao apache que quando você acessar "http://localhost/netbeans" ele deve pegar os arquivos lá em "/home/bolivar/NetBeansProjects/" você escreve dentro do arquivo /etc/apache2/httpd.conf o tal do Alias conforme o exemplo abaixo, precisa ser root.

Pra abrir o arquivo com root, abra o terminal.

Poder de root
sudo su

Editar arquivo no gedit
gedit /etc/apache2/httpd.conf

Agora crie o alias pelo gedit, moleza né!
Alias /netbeans/ "/home/bolivar/NetBeansProjects/"

< Directory "/home/bolivar/NetBeansProjects">
Options Indexes MultiViews
AllowOverride None
Order allow,deny
Allow from all
</ Directory>

Cuidado, tira o espaço no < Directory ... e ao fechar a tag </ Directory>, tive que colocar espaço para aparecer no blog... Bom. pra que esta mudança faça efeito reinicie o Apache, os comandos são (Ubuntu/Mint):

Reiniciar
/etc/init.d/apache2 restart

Também pode desligar/ligar, dá no mesmo
/etc/init.d/apache2 stop
/etc/init.d/apache2 start

Agora ao digitar "http://localhost/netbeans" seu navegador vai exibir os diretórios com seus projetos do Netbeans.

Quando você criar um novo projeto PHP no Netbeans já configure ele pro caminho certo, na Project URL adicione após o localhost o alias/apelido que você botou no apache,, ai quando você rodar o site (F6 no NetBeans) ele já vai rodar certinho, olha o print abaixo.


Sobre o arquivo httpd.conf, se você estiver usando Windows acredito que precisa inverter as barras (/), usa contra barra (\). Qualquer coisa comentem ai.

Comentários

  1. Pro Apache mais recente, tem um tutorial completo de instalação do apache com php e mysql, e configuração no netbeans...

    http://netbeans.org/kb/docs/php/configure-php-environment-ubuntu_pt_BR.html

    Flws

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Solução para problemas com impressora de cheque Bematech DP-20

SIOPE 2017 - Instalação e Restauração Cópia de Segurança

Como bloquear Facebook Youtube no Mikrotik