Livro: A Meta

Esta semana li mais um excelente livro, A Meta, de Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox. Este livro divulgou a Teoria das Restrições, foi mundialmente reconhecido com mais de 2 milhões de exemplares vendidos e adotado em mais de 200 faculdades. É uma leitura fácil, o livro foi escrito meio que na forma de romance e também, adotando um pouco do método socrático, todo o livro se desenvolve a partir de perguntas, onde o personagem principal Alex precisa encontrar as respostas e tentar implementar em sua fábrica e em sua vida.

Durante o livro Alex precisa atingir a Meta, fazer sua fábrica ganhar dinheiro, para isso conta com ajuda de um professor de física chamado Jonah. No final do livro, Alex e sua equipe consegue melhorar os resultados da fábrica e resolvem analisar quais os passos necessários para que eles conseguissem isso.

PASSO 1: Identificar o gargalo do sistema.
PASSO 2: Decidir como explorar o gargalo.
PASSO 3: Subordinar tudo à decisão anterior.
PASSO 4: Elevar os gargalos do sistema.
PASSO 5: Se, em um passo anterior, um gargalo for superado, voltar ao passo 1.

Após isso, Alex tenta analisar mais profundamente tudo o que fizeram e conclui que um gerente deve ter a capacidade de responder a algumas perguntas básicas para entrar em um processo de melhoria contínua na sua empresa, são elas:

1. O que mudar?
2. Para o que mudar?
3. Como causar a mudança?

Outros pontos que considerei muito interessantes no livro foram os conceitos de flutuações estatísticas e de eventos dependentes. Estes são fenômenos encontrados em qualquer fábrica e muitos outros lugares também, analisando essas teorias e também a questão das restrições, podemos encontrar boas soluções para empresas que estão com seus trabalhos atrasados e baixas receitas. Também na questão de metodologias de avaliação e contabilidade de custos, não chega a dar uma solução definitiva, mas mostra que são formas ineficazes de se avaliar o desempenho da empresa.

Bom, poderia fazer um resumo melhor do livro mas, encontrei um muito bom no blog Empreendedorismo, então caso queira ler apenas o resumo, clique em http://helio-mmn.blogspot.com/2008/09/meta-resumo-do-livro.html.

Para ler o livro online: http://books.google.com/books?id=gtvJYo_x60gC



Boa leitura!

0 comments:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...