Livro: A Meta

Esta semana li mais um excelente livro, A Meta, de Eliyahu M. Goldratt e Jeff Cox. Este livro divulgou a Teoria das Restrições, foi mundialmente reconhecido com mais de 2 milhões de exemplares vendidos e adotado em mais de 200 faculdades. É uma leitura fácil, o livro foi escrito meio que na forma de romance e também, adotando um pouco do método socrático, todo o livro se desenvolve a partir de perguntas, onde o personagem principal Alex precisa encontrar as respostas e tentar implementar em sua fábrica e em sua vida.

Durante o livro Alex precisa atingir a Meta, fazer sua fábrica ganhar dinheiro, para isso conta com ajuda de um professor de física chamado Jonah. No final do livro, Alex e sua equipe consegue melhorar os resultados da fábrica e resolvem analisar quais os passos necessários para que eles conseguissem isso.

PASSO 1: Identificar o gargalo do sistema.
PASSO 2: Decidir como explorar o gargalo.
PASSO 3: Subordinar tudo à decisão anterior.
PASSO 4: Elevar os gargalos do sistema.
PASSO 5: Se, em um passo anterior, um gargalo for superado, voltar ao passo 1.

Após isso, Alex tenta analisar mais profundamente tudo o que fizeram e conclui que um gerente deve ter a capacidade de responder a algumas perguntas básicas para entrar em um processo de melhoria contínua na sua empresa, são elas:

1. O que mudar?
2. Para o que mudar?
3. Como causar a mudança?

Outros pontos que considerei muito interessantes no livro foram os conceitos de flutuações estatísticas e de eventos dependentes. Estes são fenômenos encontrados em qualquer fábrica e muitos outros lugares também, analisando essas teorias e também a questão das restrições, podemos encontrar boas soluções para empresas que estão com seus trabalhos atrasados e baixas receitas. Também na questão de metodologias de avaliação e contabilidade de custos, não chega a dar uma solução definitiva, mas mostra que são formas ineficazes de se avaliar o desempenho da empresa.

Google Shopping ou Google Offers

Hoje apareceu algo novo para mim ao entrar no Google, o Google Shopping, como sou curioso fui logo clicando e... não é que a google criou seu e-commerce!
Obtenha ofertas arrasadoras dos melhores lugares para comer, comprar e jogar. Inscreva-se agora no Google Ofertas.
Resolvi me inscrever para ver como tudo funciona e achei bem interessante o modo como as ofertas são exibidas, primeiro vem as ofertas mais populares da semana e logo abaixo algumas ofertas de produtos relacionados a escola, talvez por ser início do segundo semestre.
Ofertas
Também é interessante ver que é possível dar notas para os produtos e ver todas as lojas (stores) que pode ser comprado o produto, vamos ver os detalhes.
Detalhes de um produto
Na página de detalhes pude perceber que o preço exibido nas ofertas é o menor de todos, mas ainda podemos olhar o preço em outras lugares e olhar a nota atribuída pelos outros usuários para cada lugar. Rolando a página um pouco mais para baixo temos opções de dar nossa nota ao produto, fazer comentários sobre o produto e ver outros produtos semelhantes.
Voltando para as ofertas é exibido os produtos que você olhou recentemente.

E pra fechar o post, compras coletivas por região, estava demorando para Google lançar isso, agora já tem pra diversas cidades americanas, mas você pode cadastrar seu e-mail para ser avisado quando estiver disponível para sua cidade.


Uma das coisas legais é a integração com o Google Maps para verificar a localização da lanchonete ou loja, também uma breve história sobre o lugar. Realmente, a Google surpreende sempre com produtos simples, intuitivos e muito bons.

Introdução a Computação Gráfica

Hoje tivemos segundo encontro (primeira aula) de Computação Gráfica, segue minhas anotações.

O software utilizado nas aulas será o Autodesk 3ds Max 2010, segundo escrito aqui é um software de modelagem, animação, renderização e composição 3D. Também foi comentado sobre o SolidWorks mais específico para setor de metal mecânica e o AutoCAD que é mais geral, pode-se criar programas próprios utilizando autoLISP. A idéia do professor nesta primeira aula foi de nos passar algumas idéias básicas para nós entendermos como funciona as animações e objetos 3D que vamos criar no decorrer do semestre.

Conceito do Wikipedia: A computação gráfica é a área da computação destinada à geração de imagens em geral — em forma de representação de dados e informação, ou em forma de recriação do mundo real. Ela pode possuir uma infinidade de aplicações para diversas áreas, desde a própria informática, ao produzir interfaces gráficas para software, sistemas operacionais e sites na Internet, quanto para produzir animações e jogos.

História / Evolução

Em 1950 tivemos o inicio da CG (Computação Gráfica), com um tudo de raios catódicos ligado à um computador (no MIT pra variar), já em 1959 surgiu o termo CG criado por Verne L. Hudson, quando ele coordenava um projeto para a Boing de simulação de fatores humanos em aviões.

Em 1962 no MIT o projeto TX2 com Ivan Sutherland usava um computador para fazer desenhos em sua tese de doutorado, em 1970 surgem os primeiros monitores a varredura e em 1980, CG ainda era uma área pequena e sem sucesso pois o hardware era muito caro, se tornando mais popular com a popularização dos PC, Personal Computers.
 
O filme Toy Story da Disney foi um marco para indústria cinematográfica, o primeiro filme feito totalmente utilizando computação gráfica 3D.

Toy Story

Alguns outros filmes que abusaram de CG foram o Avatar e Beowulf.

Avatar
Beowulf
Sub-áreas

- Síntese de Imagens: criar uma imagem do zero no computador, com elevado grau de realismo.
- Processamento de Imagens: envolve técnicas de transformação de imagens, em que tanto imagem original quanto imagem resultado apresentam-se sob uma representação visual.
- Análise de Imagens: não transforma imagem, só analisa imagem, procura obter especificações dos componentes de uma imagem a partir da sua representação visual.
- Visualização de dados: usa técnicas da CG para representar informação, de forma a facilitar o entendimento de conjuntos de dados numéricos de alta complexidade como meteorologia e, segundo o professor até análise e previsão da bolsa de valores, agora me interessei :D.

Aplicações

- Realidade Virtual: tecnologia para criar a sensação de imersão para o usuário.
- Realidade Aumentada: sobreposição de objetos virtuais tridimensionais com o ambiente real.
- Realismo: representação digital da realidade com a idéia de enganar as percepções humos, virou sinônimo de Computação Gráfica Técnica.
- Jogos: cada vez mais realistas...
- Cartoons: apresentações 2D e 3D, sem compromisso com o realismo, é uma variante de animação.
- Animação: são frames, ligados entre si, em alta velocidade onde há uma ilusão de movimento contínuo, tipo flash quadro a quadro... a partir de 24 frame por segundo o olho humano não percebe os quadros passando.
- Simulações: programas especialistas em criar "condições especiais", por exemplo o Solid works possui diversos plugins para metais, podendo configurar por exemplo grau de resistência a calor ou força em uma barra de ferro com furos, plugins para imitar líquidos em movimento etc.
- Arte e publicidade: manipular imagens 2D e 3D, bitmap ou vetoriais.
- CAD: Computer Aided Design - Projeto Assistido por Computador, utiliza técnicas gráficas para auxiliar na resolução dos problemas associados ao projeto.
- CAM: Copmuter Aided Manufacturing - Fabricação Assistida por Computador, converte o projeto CAD em comandos para controlar o fresamento, tornamento e corte (laser, plasma e oxicorte) e demais máquinas compatíveis.
- Medicina: mesa de cirurgia virtual para treinar operações, exames etc.
- Imersão: vem da realidade virtual, cria ilusão de presença, estar em outro lugar que não seja o real, muito usado em jogos digitais.
- Interfaces: GUI, botões, ícones etc nos sistemas operacionais. Gnome, KDE...

Tendências

- Produtos usando imersão como jogos e simuladores, exemplo http://goo.gl/1OpY0, outros melhores com kinnect, que também pode ser usado no tópico seguinte: computação ubíqua.
- Computação Ubíqua, desaparecer com a imagem do computador, usar sem perceber, próteses etc, experimento pesquisar no google. Utiliza-se interfaces naturais aos seres humanos, como fala, gestos, presença, movimentos faciais e olhos. Requer sistemas inteligentes ao ambiente e ao contexto que esta sendo executado. O equipamento deve ter um bom processamento, ser miniaturizados, ter uma interface de rede com e sem fio, tudo isto por preços compatíveis.

Links úteis by Google para introdução
http://www.inf.pucrs.br/~pinho/CG/Aulas/Intro/intro.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Computa%C3%A7%C3%A3o_gr%C3%A1fica

Tutoriais grátis que encontrei Goooogle, deve ter muito mais lá!
http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/index?siteID=123112&id=6837309&linkID=9241175

http://www.sotutorial.com/index.php/category/tutoriais-3d-max/
http://jccad.blogspot.com/search/label/Autodesk%203ds%20Max
http://tutorial3d.com.br/
http://www.allanbrito.com


Nos Bastidores da Disney

Capa do livro

" - Já conhecemos os sete segredos do suceso da Disney: concorrente é qualquer empresa com a qual o cliente o compara; fantástica atenção aos detalhes; todos mostram entusiasmo; tudo mostra entusiasmo; múltiplos pontos de escuta; recompensa, reconhecimento e comemoração; e todas as pessoas são importantes - disse Mort" (p. 102, 1998)

Li este livro de Thomas K. Connellan essa semana pois é uma das leituras obrigatórias da cadeira de Sistemas de Produção, prof. Lovato, e achei muito interessante. Nunca imaginei que alguma empresa pudesse ser tão boa em atender um cliente, fiquei morrendo de vontade de visitar a Disney enquanto lia o livro, são tantos os detalhes sobre a forma como tudo é feito pelos "membros do elenco", imaginheiros e os 45 mil responsáveis pela limpeza do local, tudo mostra entusiasmo e nos faz repensar nossas atitudes dentro de nossas empresas.

O livro conta a história de 5 pessoas que visitam a Disney para aprender como ela faz para que 70% dos seus "convidados" voltem a visitar a DisneyWorld, assim inicia a história da "gangue dos cinco". Ao longo do livro são apresentadas as 7 lições que fazem a Disney ter tanto sucesso, exemplos de como aplicar as lições, e também muitas curiosidades interessantes sobre o parque e as atrações.

Mapa. Clique na imagem para ampliar.
Uma das coisas que achei interessantes é o fato de apontar a direção com dois dedos, além de ser 'agressivamente gentil', há outros 2 motivos explicados mais adiante no livro. Primeiro, é mais fácil manter o braço reto com dois dedos, o que facilita a orientação. Segundo, é que em algumas culturas não é educado apontar com um dedo, chegando mesmo a ser considerado um insulto. É apenas um pequeno detalhe, mas importante.

Múltiplos pontos de escuta
Bom, fica aqui a dica de livro para líderes, empresários e pessoas que pretendem visitar a Disney, o livro é pequeno mas muito interessante, boa leitura!

Arrumar Link de Trás pra Frente Download

Se tem uma coisa chata é aqueles sites de downloads gratuitos com link inverso ou criptografado que faz você perder TEMPO! Tempo não volta, é impossível recuperar, perder tempo com isso me irrita... solução, Javascript pra arrumar o link, tem várias formas de fazer, uma bem simples que encontrei no código-fonte do http://tudosobrehacker.com/ é a abaixo:

function arrumarURL(urlInvertida) 
{ 
    // Anti Protetor de Link 
    var urlArrumada = urlInvertida.match(/[^|]/gi).reverse().join(''); 
    document.getElementById("exit").value = urlArrumada ; 
} 

Pra facilitar nossas vidas, implementei aqui também, só usar.

Insira o link invertido no campo abaixo



Para sites/blogs que possuem criptografia no link, meu colega Elisandro Knebelkamp me indicou o http://www.desprotetordelinks.com.br/desin.html.

Agora, se você está com dificuldades para:
  • Baixar filmes
  • Abrir um filme
  • Colocar legenda
  • Juntar partes de um filme
Seus problemas acabaram! Visite este mega tutorial onde escrevi algumas dicas para estes assuntos tão misteriosos.