ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES: Continuação aula sobre Servidores

SMP: Symetric MultiProcessor -> Mais que um processador por placa-mãe, possuem 2 ou mais unidades centrais de processamento compartilhando uma mesma memória.

WWW.Top500.org -> máquinas mais rápidas do mundo.

Cluster: Agrupamento, Aglomerado ou Grupo. Vários servidores ligados em conjunto e dividindo as tarefas. A idéia original de montar cluster veio da IBM em 1994, o primeiro cluster se chamava BeoWolf, era baseado em Linux e usava arquitetura PC. Nos clusters cada máquina é identificada por “nó”, possuindo CPU e memória própria e exclusiva.

Replicação: cópia do servidor em outra máquina, redundância, se um para o outro continua...

MPP: Massive Paralel Processing. Processamento paralelo massivo. Sistema de processamento paralelo com arquitetura de memória compartilhada e centrado. São várias unidades de processamento conectado por rede/switch.

Multicomputador: ambiente computacional composto por mais de um computador CPU. Ex.: Cluster, MPP.

Multiprocessador: Ambiente computacional composto por vários processadores (CPU) compartilhando recursos (memória, disco, ...). Ex.: SMP.

SISTEMAS OPERACIONAIS

- Linux: Beowolf, Open Mosix
- Solaris: Berkeley Now
- NT Cluster
- HP-UX Cluster
- Aix Cluster (IBM)
- Digital VMS Cluster

CONSTRUINDO UM CLUSTER

- Necessidades básicas

1. Espaço físico: local com instalação adequada, sistema de refrigeração, instalação elétrica...
2. Arquitetura de Hardware: selecionar um modelo de processador, tipo e quantidade de memória, preferencialmente iguais em todos os nós.
3. Escolha do S.O.: 90% dos SO são baseados em Linux por uma questão de baixo custo. Outros SO podem ser utilizados sem maiores problemas.
4. Rede de Interconexão: define como os nós irão se comunicar no ambiente. Atualmente busca-se o padrão Gigabit. Além disso, cabos, switch, conectores, etc.
5. Escolha do software de Comunicação: é a parte mais complicada, é um middleware para a passagem de mensagens. Ex.: MPI – Mesage Passing Interface.
6. Escolha do Software de Gerenciamento: é o que faz o controle de tarefas executadas.

Características Importantes em um Multicomputador

1. Visão única do sistema: para quem trabalha em ambientes multicomputador é importante “visualizar” uma estrutura única.
2. Balanceamento de Carga: existem métodos e técnicas para distribuir as tarefas no multicomputador. Essa atitude pode ser manual ou automatizada, escalados pelo SO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solução para problemas com impressora de cheque Bematech DP-20

Como bloquear Facebook Youtube no Mikrotik

Iniciar sessão automaticamente no Xubuntu 13.04