Teoria Geral da Administração - Behavior

Estudo do comportamento humano. Surgiu em decorrência da contraposição entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações humanas no sentido de sintetizar as duas.

Douglas McGregor efetuou estudos sobre a relação entre o sucesso da empresa e sua capacidade de prever e controlar o relacionamento humano e conseguiu visualizar duas teorias sobre o comportamento humano, chamando uma de teoria x e outra de teoria y.

Teoria x: o ser humano tem aversão natural ao trabalho. A maioria das pessoas precisa ser controlada. O homem é um ser carente e se esforça pra satisfazer uma hierarquia de necessidades. O ser humano não consegue assumir responsabilidades, é vagabundo, só trabalha se for à marra, um ser totalmente manipulado. O líder adota um estilo AUTOCRÁTICO.

Teoria y: o ser humano vê o esforço físico e mental no trabalho de maneira natural, a maioria das pessoas busca naturalmente se auto corrigir para alcançar objetivos. O compromisso com o objetivo depende da recompensa que se vai obter com o trabalho. O ser humano aceita responsabilidades e buscam se envolver no seu local de trabalho. O líder adota um estilo participativo (DEMOCRÁTICO).

A teoria x é a legítima teoria pra trabalhar com crianças enquanto na teoria y estaríamos conversando sobre adultos, onde você motiva os seus colegas/funcionários e eles buscam se organizar para trabalhar e atingir seus objetivos. Acredito que a melhor forma de fazer com que seus funcionários trabalhem melhor é cobrando os resultados e dando maior liberdade, por exemplo, se um programador prefere trabalhar a noite, porque não deixar que ele passe a noite inteira programando em casa ou no trabalho mesmo e permitir que falte uma manhã de trabalho, desde que entregue o sistema dentro do prazo está tudo bem, assim cada um pode se organizar para trabalhar.

Um dos principais fatores que determinam a vontade de trabalhar é a motivação, embora eu acredite que a cultura/valores também tenha bastante “efeito” na “vontade de trabalhar”, como por exemplo, comparando os gaúchos aos sertanejos, a maioria dos gaúchos são descendentes dos colonizadores europeus que vieram pra cá por conta própria com esperança de uma vida melhor, assim, seus descendentes herdaram a cultura de que é necessário trabalhar para conseguir uma vida melhor, já os habitantes do sertão, são na maioria descendentes de escravos trazidos para trabalhar nos grandes latifúndios, e por isso, preferem aproveitar a liberdade e descansar, pois para eles, trabalho é sinônimo de escravidão

HIERARQUIA DE NECESSIDADES – MASLOW

- Necessidades fisiológicas
- Necessidades de segurança
- Necessidades sociais
- Necessidades de auto-estima (ego)
- Necessidades de auto-realização.

FREDERIC HERZBECK

- Auto-realização
- Auto-estima
- Motivacionais
- Sociais
- Segurança
- Higiênicas
- Fisiológicas

Outros fatores que determinam se o ser humano vai trabalhar são os objetivos, necessidades, valores e comportamento, se a pessoa estiver passando fome ou algo do gênero que gere uma necessidade de ganhar dinheiro para trocar por comida ou algo parecido, terá que trabalhar e então estará motivada para o trabalho, pois assim estará suprindo suas necessidades. Mas se a pessoa não tiver bons valores definidos ou nenhum valor, pode ser que ela passe a vender drogas para ganhar dinheiro e suprir suas necessidades e/ou alcançar objetivos pessoais, como status, dinheiro, casa, carro e assim por diante.

Os líderes nas empresas fazem a diferença porque são motivados por natureza e encontram tempo quando outras pessoas se dizem muito ocupadas para assumir compromissos, não ficam olhando para o relógio, estão sempre disponíveis.

LÍDER AUTOCRÁTICO - Teoria x

- Determina sozinho os planos e métodos
- Disciplina imposta
- Emite ordens de maneira enérgica
- Atua como agente de recompensas e punições
- Orientado para tarefas.

LÍDER LAISSEZ-FAIRE

- Permite que os subordinados façam o que desejam.
- Não estabelece programas ou processos
- Não fixa diretrizes e normas.
- Ambiente de country-club

LÍDER DEMOCRÁTICO - Teoria y

- Trabalha ouvindo e dialogando com o pessoal
- Disciplina compreendida e consentida
- Distribui responsabilidades
- Coordena a tomada de decisão
- Orientado para as pessoas


Bom pessoal, aqui foi o resumo da minha aula de TGA de hoje, semana que vem tem mais, como material auxiliar a leitura deste escrito sobre behavior, recomendo a visualização do video abaixo de Waldez Ludwig sobre o mercado de trabalho, é realmente muito bom.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solução para problemas com impressora de cheque Bematech DP-20

Como bloquear Facebook Youtube no Mikrotik

SIOPE 2017 - Instalação e Restauração Cópia de Segurança