Criação de um Sistema para Controle de Viagens no Delphi com Firebird Parte II

Olá pessoal, este tutorial é bem antigo e estava perdido aqui nos meus Rascunhos, acho que não tinha terminado ele, era pra ser a continuação deste que na verdade acabou sendo continuado por este. Era pra ser um passo a passo de como montar os cadastros da nossa aplicação para controle de Viagens no Delphi, mas foi feito apenas o início da parte dos menus... #FAIL mas algo sempre se aproveita, então, boa leitura.

Abra o Delphi e crie uma nova aplicação pelo menu File → New → VCL Forms Application – Delphi for Win32, o Delphi vai abrir um Form vazio pra começarmos a trabalhar, no Object Inspector vamos alterar as seguintes propriedades deste form:

Name: FrmPrincipal
Caption: Controle de Viagens
WindowState: wsMaximized

Clique dentro do form e pressione CTRL+ALT+P, digite TMainMenu e pressione ENTER. O atalho serve para começar a filtrar os componentes da Tool Palette do lado esquerdo, note que enquanto você digitava os componentes vão sendo filtrados até sobrar apenas um, com o ENTER ele foi automaticamente inserido no formulário principal.

Este componente serve para montarmos o nosso menu, de um duplo clique nele, será aberto um novo form em branco com um menu vazio selecionado, no Object Inspector vamos procurar a propriedade Caption e digitar "Arquivo", note que vai aparecer um menu "Arquivo" no formulário, clicando em Arquivo ele abre um menu suspenso para baixo onde podem ser cadastrados mais menus, selecione um espaço em branco logo abaixo de "Arquivo" no menu e preencha a propriedade Caption como "Sair", depois vá na aba Events do Object Inspector, então dê um duplo clique no evento OnClick, o Delphi vai sair do modo Design e vai para o Code, ou código, digite a seguinte instrução para fechar a aplicação quando clicado neste menu (Sair):

procedure TFRMPRINCIPAL.Sair1Click(Sender: TObject);
begin
Close;
end;

Agora pressione F12 para voltar para o modo Design, esta é a tecla de atalho pra alterar entre Design e Code. Bom, agora você já sabe como criar mais menus e adicionar eventos para eles, crie um menu ao lado de "Arquivo" chamado de "Manutenções" e dentro dele (menu suspenso para baixo) crie os seguintes subMenus: Cidades, Pontos Turísticos, Passageiros, Guias, Veículos e Viagens. Se quiser ainda pode criar mais um menu ao lado deste para "Ajuda" sobre o sistema mas isso vai de cada um, documentar sempre é importante, se for distribuir o sistema também é importante colocar um "Sobre" com dados para contato em caso de dúvida ou coisa assim.

Bom, temos a estrutura do nosso menu pronta, agora precisamos criar os formulários de manutenção dos dados e adicionar uma instrução no evento OnClick dos menus que vai exibir este formulários, veremos isto mais adiante.

Com o início da aplicação ok vamos salvar nossa aplicação, como é a primeira vez temos que ir no menu File → Save Project As... para que seja salvo um projeto com executável e tudo o mais, caso contrário o Delphi salvará apenas o formulário o que nos trará alguns problemas mais adiante, este procedimento deve ser feito na primeira vez que vamos salvar, depois um CTRL+S serve pra nós, continuando, ao clicar em Save Project As... o Delphi abriu uma janela pedindo local e nome do arquivo da Unit1, utilize a mesma pasta que já tem o diagrama e tudo mais, renomeie para UntPrincipal e clique em Salvar, agora ele vai abrir uma nova janela para salvar o Projeto, de o nome de CONTROLEDEVIAGENS ou algo assim e clique em Salvar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Solução para problemas com impressora de cheque Bematech DP-20

Como bloquear Facebook Youtube no Mikrotik

SIOPE 2017 - Instalação e Restauração Cópia de Segurança