Engenharia de Software - Diagramas de Visão Estrutural

Os Diagramas Estruturais servem para visualizar, especificar, construir e documentar os sistemas, permitem que todos tenham a mesma visão/idéia do sistema. Os principais (Estruturais) são o Diagrama de Classes, Diagrama de Objetos, Diagrama de Componentes e o Diagrama de Implantação.

O Diagrama de Classes é um dos mais usados, ele que define as características dos objetos. Pode ser usado para modelar os dados que o sistema vai manipular servindo de base para o modelo ER, também é usado para modelar as relações entre os objetos (dependências, associações, generalizações), definir atributos e métodos de cada objeto e a visibilidade dos mesmos (private, public, protected). Algumas IDEs permitem gerar o código a partir deste diagrama. Este aqui é básico pra desenvolver OO.

O Diagrama de Objetos consiste em uma instância do Diagrama de Classes, no qual para cada classe temos a instância do seu objeto com dados reais e seus relacionamentos, normalmente utilizado para esclarecer os relacinoamentos entre as classes e facilitar a modelagem de estruturas complexas de dados. Ajuda identificar possíveis problemas que poderão acontecer com o sistema funcionando pois ao se trabalhar com dados reais pode-se simular algumas rotinas. Bem interessante, vale a pena dar uma estudada.

O Diagrama de Componentes mostra a estrutura de componentes, incluindo os classificadores que eles especificam e os artefatos que eles implementam, até aqui não entendi nada Bolívar, ok, um diagrama de componentes mostra as dependências entre componentes de software, incluindo os classificadores que eles especificam (isto é, classes de implementação -> interfaces do sistema) e os artefatos que eles implementam (isto é, arquivos de códigos-fonte, arquivos de código binário, executáveis, scripts). Eu relamente não consegui pensar em alguma utilidade para este diagrama, ele basicamente mapeia os arquivos do teu sistema e os relacionamentos entre eles, tipo, arquivo index.html ligado com login.php ligado com verificalogin.php. Editando aqui: Achei um conteúdo na Net onde usam este diagrama para mapear os módulos e como eles estão relacionados, qual módulo depende de qual pra funcionar etc, achei legal.

O Diagrama de Implantação/Implementação, assim como o Diagrama de Componentes, mostra os aspectos de implementação física, a estrutura do sistema em tempo de execução (run-time), tipo, qual máquina vai rodar o sistema, por qual protocolo (TCP/IP) se dará comunicação, quais as interfaces (celular, tv, geladeira, caixa auto-atendimento banco...), achei tosco interessanta para mostrar pros clientes, não ajuda muito pra desenvolver, pouco utilizado também.

Referências: Melo, Ana Cristina. Desenvolvendo Aplicações com UML. Rio de Janeiro: Brasport, 2002.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Solução para problemas com impressora de cheque Bematech DP-20

SIOPE 2017 - Instalação e Restauração Cópia de Segurança

Como bloquear Facebook Youtube no Mikrotik